Como abrir uma empresa em seis passos simples

Como abrir uma empresa? Essa pergunta é muito comum no meio do empreendedorismo. Quem tem uma ideia de negócio e pretende colocá-la em prática deve começar abrindo uma empresa. Essa tarefa não é difícil, embora muitos empreendedores acreditem que abrir uma empresa é um processo demorado, que requer tempo e dinheiro, além de muita paciência.

Saiba Como Abrir Uma Empresa

A primeira ação que deve ser tomada para abrir uma empresa é realizar uma pesquisa do nome na Junta Comercial. Depois, o empreendedor deve verificar se o endereço em que sediará a empresa está regularizado na Administração Regional, assim poderá ser viabilizado a realização de atividade econômica do seu negócio.

1 – Procure um contador

Para ter a garantia de que as documentações para abrir uma empresa estão corretas, procure um contador. Alguns empresários acreditam que manter-se irregular garante menos gastos, mas isso não é verdade. Um profissional contabilista poderá informar qual o sistema tributário mais adequado para o seu negócio, além de orientar sobre os registros necessários.

2 – Converse com um advogado

Quando os empresários tem muitas dúvidas sobre como abrir uma empresa, deve consultar um advogado que pode ajudar a criar o contrato social e demais documentos referentes ao seu negócio.

Alguns itens essenciais de trabalho devem ser formulados por um profissional da área do Direito. Por exemplo, quem pretende comercializar produtos pela internet, precisa da ajuda de um advogado para estabelecer quais são as responsabilidades da empresa. É importante também estar atento a legislação trabalhista, caso pretenda empregar pessoas.

3 – Registre sua marca

A marca do empreendimento é fundamental. Ao abrir uma empresa, o investimento pode parecer muito alto, porém o benefício para a empresa será a longo prazo. O que pode acontecer é a consolidação do negócio, assim o nome é valorizado.

Em alguns casos outras empresas podem ter registrado a mesma marca antes, dessa forma é preciso trocar de nome. Comprar um domínio na internet também é uma maneira de provar que a empresa já existia ao surgir outra com o mesmo nome.

4 – Invista em um serviço de marketing

Geralmente, microempresários procuram rápidas soluções para desenvolver uma logomarca e demais materiais para divulgar seu negócio.

Muitas vezes parece mais vantajoso financeiramente do que contratar um profissional especializado para criar um projeto de divulgação da empresa.

Porém, atualmente há especialistas em pequenos negócios que cobram um valor acessível. Como abrir uma empresa sem marketing? Isso é impossível, lembre-se do marketing estratégico que deve ser feito.

5 – Faça um planejamento financeiro

Quando existe um planejamento acerca dos gastos e demais custos da empresa, é possível realizar uma projeção financeira da situação atual e para o futuro. Ao abrir uma empresa as contas devem estar em dia para não causar nenhum transtorno mais tarde. Mesmo com todo o otimismo do empreendedor, o fato de abrir fisicamente uma empresa não garante clientela.

6 – Dinheiro em caixa

Especialistas recomendam mais conservadorismo em relação ao estoque inicial, pois é melhor pecar pela ausência de produtos do que pelo excesso.

Como abrir uma empresa sem dinheiro em caixa? Isso é quase impossível, a não ser que a empresa seja virtual, ou seja, todo o processo feito através da internet.

Nos três meses iniciais do negócio é importante ter capital de giro, pois é quando os empreendimentos passam por momentos críticos.

Como abrir uma empresa por união societária

Há certa preocupação, e até mesmo rejeição, ao falar na opção de abrir uma sociedade com alguém da família. Conhecemos diversos exemplos de problemas nesse tipo de relação, que combina negócio e parentes, prejudicando as relações familiares e empresariais.

A verdade é que no mundo, em vários setores da economia, o empreendedorismo ganha força exatamente nas relações familiares.

Existe dados que mostram que 80% das empresas criadas no mundo são gerenciadas por famílias. Mesmo ao abrir uma empresa entre pessoas sem parentesco, quando os familiares participam se caracteriza uma empresa familiar.

A decisão de abrir uma empresa com parentes

A decisão de abrir uma empresa com parentes é complicada e requer cuidados para que não haja complicações futuras. A relação de confiança, que ocorre de forma natural entre parentes é um fator determinante para as uniões societárias.

Esse requisito traz mais segurança para os empresários nas relações de negócio. Em contrapartida, isso pode limitar a evolução dos negócios, quando não se considera o profissionalismo e a competência no ambiente de trabalho.

Ao abrir uma empresa, preste atenção em alguns pontos na relação Família / Negócio:

1 – Não é indicado retirar dinheiro da empresa para pagar gastos pessoais dos familiares, além de produtos, equipamentos ou serviços particulares. Usar indevidamente os recursos da empresa faz com que haja uma perda de rendimentos.

2 – É um risco tratar de maneira privilegiada algumas relações de parentesco deixando de lado os compromissos profissionais. É fundamental tratar todas as pessoas, sem distinção, conforme os planos de cargos e políticas da empresa.

3 – Transformar encontros familiares em reuniões de trabalho acaba desvalorizando a relação familiar, cedendo espaço para que outros profissionais da empresa sintam a liberdade de opinar nos negócios.

4 – Separar os espaços de atuação dos sócios não é uma boa ideia. Ao abrir uma empresa um erro comum é criar “loteamentos” por setores conforme a afinidade de cada sócio. Isso deve ser evitado, pois o ideal é que cada sócio esteja integrado a todos os setores da empresa.

5 – Ao abrir uma empresa, os donos precisam ser flexíveis na gestão. Acreditar que sabem tudo e não deixar outros integrantes participarem das decisões pode prejudicar o negócio. Centralizar o poder em poucas mãos pode afastar profissionais competentes que poderiam atuar para o progresso da empresa.

Considerações finais sobre como abrir uma empresa

Como você pode ver, abrir uma empresa não é complicado, pelo contrário, quando se tem o conhecimento adequado dos caminhos a percorrer, essa tarefa se torna fácil.

É importante procurar ajuda de profissionais qualificados para realizar todos os tramites necessários. Gostou dessas dicas? Comente e compartilhe com seus amigos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA