Descubra como montar uma empresa

Saber como montar uma empresa e ter o seu próprio negócio é o sonho de muita gente. Seja pela insatisfação do seu salário como funcionário, seja pelo interesse em evoluir na vida obtendo autonomia financeira. Mas a questão é quantos conseguem transformar seus sonhos em algo sólido. As pessoas ficam desencorajadas quando percebem que precisam investir seu capital.

Sem experiência em como montar uma empresa e gerenciá-la de forma eficiente acabam nem mesmo começando a planejar, imaginando que irão perder o pouco capital que possuem.

Como Montar Uma Empresa

Para abrir um negócio, dentre vários fatores, saiba que é necessário ter coragem, ser perseverante, possuir um planejamento, saber onde estão as oportunidades e ser determinado. Entenda agora como montar sua empresa.

Tenha um local para que seja sede da empresa

Ter uma presença física aumenta o grau de legitimidade do seu negócio. Os clientes ficam mais dispostos a confiar em empresas que possuem um espaço físico. Um endereço fixo, ele serve como marketing.

Em outras palavras, se você escolher uma boa localização, as pessoas vão dirigir ou caminhar e visualizar a sua loja. Para muitas empresas, a localização certa já é o próprio marketing.

As questões que você precisa se perguntar são as seguintes: qual local seria ideal para o meu negócio funcionar e como poderia fazer meus produtos ou serviços suficientemente atraentes para os clientes. Quando os consumidores estão satisfeitos com a empresa recomendam para familiares e amigos.

Como montar uma empresa: custo de inicialização

Contratar muitos funcionários pode levar a custos de arranque muito elevados para uma empresa que está começando. Talvez deva considerar a ideia de experimentar alternativas de menor custo para testar o mercado.

Por exemplo, se você está precisando diminuir gastos, alugar um espaço dentro de outra instalação pode ser um bom começo. Assim, o aluguel ficará mais acessível.

Pense também em fazer parcerias com pessoas conhecidas ou procure um sócio para que entre com algum capital e assim possa ajudá-lo nos primeiros passos da empresa. Em sociedade fica mais fácil adquirir o dinheiro necessário para começar a empresa.

Você vai precisar de um sócio para montar sua empresa?

É importante decidir se você montará uma empresa com ou sem sócio. E as especialidades particulares de cada um poderão contribuir para a evolução da empresa.

Outra possibilidade é solicitar um empréstimo no seu banco ou pesquisar programas de financiamento do governo para microempresários.

Faça um cálculo de todos os custos que você terá para manter a empresa aberta. Por exemplo: aluguel, energia, água, telefone, internet, maquinário, etc.

Empresas baseadas na web

Este tipo de negócio possui um baixo custo de partida e a capacidade de atingir milhares de pessoas ao redor do mundo em pouco tempo.

Algumas empresas atuam apenas virtualmente, o que traz uma grande economia, pois não exige investimento numa sede física para atender clientes. Um exemplo são lojas virtuais que consolidam suas vendas apenas pela internet.

Defina qual o setor que a empresa vai atuar

Fique bem informado sobre o mercado para descobrir quais negócios e oportunidades são viáveis. A área que escolher deverá estar relacionada as suas características.

Ou seja, funções que goste e consiga desenvolver habilmente. Assim estará em sintonia com o seu negócio. Não adianta investir num setor que você não tenha nenhuma experiência, mesmo que seja rentável. É preciso ter no mínimo uma noção do negócio.

Estude bem sobre o negócio que vai abrir

Mas, se você quer saber como montar uma empresa sem nenhum conhecimento, basta procurar informações atualizadas sobre o setor de mercado.

Estudar o negócio é fundamental para “saber onde você está se metendo”. Quanto mais dados você colher sobre o ramo de atuação que pretende atuar será melhor para não fracassar e perder dinheiro.

Pesquise e peça ajuda se for necessário

Quando decidir em que ramo irá investir, estude tudo sobre este setor, inscreva-se em cursos de capacitação, leia artigos sobre o assunto, veja vídeos na internet, frequente feiras e eventos.

Se precisar, peça ajuda de consultores para analisar a viabilidade do negócio. Profissionais qualificados podem dar informações preciosas para empreendedores com pouca experiência.

Um bom consultor consegue analisar se a ideia de empreendimento é adequada ao mercado. Faça simulações para averiguar a viabilidade. Converse sobre a melhor forma de iniciar sua empresa.

Como montar uma empresa sem planejamento?

Isso é quase impossível, sem um plano de ação é mais difícil ter sucesso nos negócios. Com um plano em mãos você poderá avaliar melhor como está o mercado para o tipo de produto ou serviço oferecido pela sua empresa. O planejamento é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, por isso não deixe de montar seu plano de negócio.

Faça um cálculo de gastos e registro formal

Descubra a quantia que irá gastar para iniciar essa empresa, seus custos mensais e fixos. Com isso, analise qual será o capital de risco e todas as despesas.

Para uma empresa estar adequada a exercer atividades, entre outras adequações, deve ter o registro na prefeitura ou na administração geral da cidade de funcionamento da empresa.

Além disso, cadastro na Previdência Social e CNPJ.  Dependendo da atividade exercida pode ser preciso obter o registro na Secretaria do Meio-Ambiente e na Entidade de Classe entre outros locais de fiscalização.

Confira mais algumas dicas sobre como montar uma empresa

– Mantenha sua mente aberta a ideias inovadoras.

– Abra uma empresa de acordo com suas aptidões.

– Não existe um momento adequado para empreender.

– Trabalhe sua autoconfiança, não tenha medo de errar.

– Liste suas metas e foque nos objetivos.

– Deixe separadas as contas dos lucros da empresa com as suas pessoais.

– Inicie sua empresa de forma pequena e vá crescendo gradativamente.

– Estude tudo sobre os regimes de tributação simples, de lucro real e presumido.

– Comece sedo a divulgar seu negócio por meio de ferramentas de marketing.

– Descubra qual o perfil do seu público-alvo e como chegar nele.

– Tenha um diferencial para poder vencer a concorrência.

– Procure meios para conquistar a fidelidade de seus clientes.

– Fique sempre atendo ao trabalho de seus funcionários e oriente-os se necessário.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA