Marketing digital para empresas

Quem trabalha com a internet ou quer começar um empreendimento com presença virtual aposta no marketing digital para ter um retorno maior, mas será que é a melhor saída?

Nem todas as empresas precisam de um investimento pesado em marketing digital, mas para atrair visibilidade investir nessa importante ferramenta faz toda a diferença.

O marketing digital, como o nome já revela, é o investimento em divulgação, propagação e venda de uma imagem ou produto no meio digital.

O trabalho de marketing pode ser realizado nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram Linkedin, e outras), através de e-mails com os leads, em anúncios patrocinados no Google ou outras ferramentas de buscas, dentre outros locais de presença digital.

A ideia do marketing digital é simples, basicamente é querer ligar um público determinado em um produto que pode ser interessante para aquele perfil.

Tempo de retorno do investimento

Até agora tudo parece ótimo, mas nem sempre o retorno de investimento com o marketing digital é imediato, em muitos casos pode demorar meses ou não acontecer a conversão de fãs, seguidores em clientes.

Isso acontece por uma estratégia errada ou pelo fato da sua marca ou produto não ter presença digital forte, assim você fideliza os clientes existentes, mas não geram novos.

Por isso, a estratégia de marketing digital a ser adotada para cada cliente tem cunho individual e deve ser pensada com cuidado, planejada levando em consideração vários fatores.

Dentre eles a presença do público digital, tipo de marketing, canal mais adequado, horários de anúncios, época do ano, dentre outros fatores.

Vantagens do marketing digital

Muitas são as vantagens em investir no marketing digital, dentre elas temos fatores que realmente atraem os investidores e empreendedores digitais. Confira os motivos para ter uma estratégia de marketing digital:

1 – Atrai o público de forma mais rápida e segmentada, sem contar que é possível atrair clientes em outros estados e lugares que sem o patrocínio seria mais difícil ter contato;

2 – Tem o fator do imediatismo, pois a quantidade de pessoas alcançadas é muito maior com investimento em patrocínios de anúncios. Com isso, é mais fácil ter sucesso em ações, promoções ou vendas diretas;

3 – Gera mais visibilidade para a marca ou produto;

4 – Aumenta a interação entre público, possíveis clientes, e a marca;

5 – Mostra as redes sociais e gera um meio de comunicação com os clientes;

6 – É um meio importante de venda e fidelização de clientes, pois pode ser usada para ter contato com aniversariantes ou enviar sugestões aos clientes desativados ou que desistiram da compra;

7 – É uma estratégia que pode ser personalizada e moldada de acordo com o público, o que rende mais tempo, gera mais resultados que algumas outras ações de marketing direto.

Por exemplo, um outdoor vai atingir todos os tipos de pessoas, sendo que nem todas querem aquele produto. Uma estratégia de marketing vai buscar ligar pessoas que tenham perfil para aquisição daquele produto, então tende a ser mais precisa na entrega de resultados;

Desvantagens

As desvantagens do marketing digital

Mesmo com tantas vantagens, as desvantagens também aparecem no ramo de marketing digital. Confira algumas desvantagens em investir no marketing digital:

1 – Com o aumento da visibilidade aumentam os questionamentos e interação na página, se a sua empresa não estiver preparada pode ter um fator negativo por demorar ou não responder as interações;

2 – Ainda existe desconfiança de algumas pessoas em comprarem em empresas que não conhecem e acham através de anúncios, por isso é importante ter uma boa imagem na internet;

3 – Caso a estratégia não seja correta ao invés de ganhar o empreendedor vai acabar gastando dinheiro;

4 – É necessário fazer um investimento que pode demorar alguns meses para trazer um retorno real;

5 – Requer trabalho e atenção para criar o plano de marketing digital ou será necessário contratar quem tem experiência no segmento;

Fidelização de clientes

A depender do objetivo do empreendedor todos podem ter sucesso e lucro investindo em marketing digital. Nem sempre o lucro é financeiro, mas pode ser em fidelização de clientes, que muitas vezes é bem mais importante do que ter clientes únicos.

Para uma empresa o cliente que compra 1 vez e gasta R$ 100 e nem lembra mais que comprou naquele lugar não é muito rentável.

Mas o cliente que compra toda semana R$ 30 e faz propaganda gratuita, indicação, acompanha as redes é muito valioso, pois mostra que sua empresa é séria e respeita o consumidor.

Todas as empresas podem investir no marketing digital, só é importante definir onde está o seu público e apostar em fazer um material específico e bem organizado.

Para atrair a atenção de quem procura o seu segmento no meio digital, comesse a investir um valor irrisório e cresça de acordo com o que achar que vai funcionar.

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